O exame radiológico 3D é importante para o melhor entendimento da estrutura dentária do paciente. O procedimento resulta numa análise precisa e não apresenta distorções da arcada dentária, mostrando a dimensão real da mesma.
Seu ortodontista ao realizar o diagnóstico exato, através de um exame radiológico 3D, tem condições de disponibilizar o tratamento ideal para você. A tomografia computadorizada 3D, a qual realiza esse tipo de exame 3D, possui baixo grau de radiação e proporciona mais agilidade na detecção do problema. Além disso, a tomografia computadorizada 3D permite imagens de extrema qualidade, para a avaliação correta da estrutura dentária e também na detecção de eventuais patologias.
Principais Vantagens do Exame Radiológico 3D
Veja agora as principais vantagens de realizar seu tratamento ortodôntico usando a tecnologia de exame radiológico 3D:
Maior Potencial no Diagnóstico
Comparando com a radiografia tradicional 2d, o exame radiológico 3D promove imagens tridimensionais de alta qualidade e eficiência no diagnóstico do tratamento ortodôntico.
Isso porque a tomografia computadorizada 3D da arcada dentária elimina a sobreposição de imagens, o que ocorre com a radiografia tradicional.
O exame radiológico 3D é também muito mais sensível para diferenciar os tipos de tecido, quando confrontado com a radiografia 2d.
Há ainda outros fatores de destaque, como uma precisão superior; maior capacidade para distinguir os tons de cinza, possuindo alto contraste; e obtenção das imagens sob diferentes ângulos.
Por isso, é possível identificar diversas síndromes em que a radiografia em duas dimensões não é suficientemente capaz para o melhor diagnóstico.
Visualiza Diferentes Tipos de Diagnósticos
Através do exame radiológico 3D, consegue-se analisar com perfeição diversos diagnósticos. Verifica-se problemas como ausência de um ou mais dentes, dentição em número excessivo e dentes inclusos, que se referem aqueles que estão no interior do osso e não nasceram na época certa.
O exame radiológico 3D também é indicado se houver a necessidade de retratamento ortodôntico, devido a um tratamento anterior mal sucedido; apinhamento de dentes mais complexo, que ocorre quando não há espaço suficiente na arcada dentária e os dentes se amontoam; e problemas de maloclusões, quando as arcadas superior e inferior não estão nas posições adequadas.
Procedimento Prático de se Fazer
Para realizar a tomografia computadorizada 3d, não é preciso um preparo prévio, além de não ser necessário o uso de contraste. Este último é uma substância que melhora a visualização das radiografias 2d, onde o paciente ingere o mesmo via oral ou de modo intravenoso.
Além disso, a tomografia computadorizada 3d é realizada através de um equipamento aberto, o que não gera sensação de claustrofobia. É ainda um exame rápido, produzindo as imagens digitais 3D em menos de 1 minuto.
A partir das imagens 3d, seu ortodontista consegue interagir com estas, através de softwares especializados, possibilitando a manipulação das imagens em três dimensões e realizando simulações virtuais do seu tratamento ortodôntico.
Entre outras características do exame radiológico 3D, podem ser ressaltadas:
- Permite a análise cefalométrica em 3D, que analisa a posição relativa dos dentes, ossos da face e crânio.
- Possibilita uma previsão com relação à movimentação dos dentes.
- Diagnósticos de fraturas nos dentes, nos ossos e eventuais cistos na região da maxila e mandíbula.
Conclusão
O exame radiológico 3D é prático, eficiente e completo. Se você deseja uma análise minuciosa para seu tratamento ortodôntico, a tomografia computadorizada em três dimensões é uma excelente escolha.
Lembre-se que o diagnóstico exato da sua condição dentária evitará o retratamento ortodôntico.
Quer mais informações? Fale com a gente! Clique aqui