fbpx

Quem Somos.

Há 50 anos dedicados exclusivamente à radiologia odontológica, a Murillo Torres é um serviço tradicional no Rio de janeiro e com grande experiência diagnóstica. Desde a sua fundação, a Radiologia Odontológica Dr Murillo Torres sempre foi um serviço pioneiro em técnicas inovadoras sendo, inclusive, responsável pelo lançamento das bases educacionais da radiologia odontológica, aqui, no Rio de Janeiro.

Nosso serviço conta com exames como a Tomografia Computadorizada “Cone Beam”, Escaneamento Intraoral 3D, Documentação Facial Tridimensional, além de todos os exames convencionais.

Radiologia Odontológica Dr. Murillo B. Torres. Pioneirismo em imagem. Excelência diagnóstica.

Nossa História.

De origem pobre, a trajetória do Dr. Murillo Torres foi marcada por muito esforço. No início da década de 50 foi aprovado no processo seletivo para cursar Odontologia na Universidade Nacional (atual UFRJ). Durante a faculdade dividia seu tempo com o trabalho para poder custear suas despesas. Sua afinidade com a física fez com que logo apresentasse uma inclinação para área de Radiologia, que na época ainda não fazia parte da grade curricular obrigatória na odontologia. Em 1957 graduou-se.

Após a graduação, aproveitou a oportunidade como escrivão do Exército para aproximar-se do setor de Radiologia Odontológica da Policlínica do Exército. Também teve a oportunidade de trabalhar na clínica do pai da Radiologia Odontológica no Rio de Janeiro, a clínica do Prof. Dr. Newlands e também na clínica do Dr. Otávio Pereira. Essas experiências foram muito enriquecedoras para sua formação. Ao longo desse período, que durou cerca de 10 anos, começou a estudar através da literatura internacional, tendo acesso aos conceitos da radiologia moderna e até sobre proteção radiológica. Inclusive, seu artigo sobre proteção radiológica em Junho de 1968 rendeu pedidos de cópia em diversas Universidades do Brasil. 

Quem Somos

Nossa História.

De origem humilde, a trajetória do Dr. Murillo Torres foi marcada por muito esforço. No início da década de 50 foi aprovado no processo seletivo para cursar Odontologia na Universidade Nacional (atual UFRJ). Durante a faculdade dividia seu tempo com o trabalho para poder custear suas despesas. Sua afinidade com a física fez com que logo apresentasse uma inclinação para área de Radiologia, que na época ainda não fazia parte da grade curricular obrigatória na odontologia. Em 1957 graduou-se.

Após a graduação, aproveitou a oportunidade como escrivão do Exército para aproximar-se do setor de Radiologia Odontológica da Policlínica do Exército. Também teve a oportunidade de trabalhar na clínica do pai da Radiologia Odontológica no Rio de Janeiro, a clínica do Prof. Dr. Newlands e também na clínica do Dr. Otávio Pereira. Essas experiências foram muito enriquecedoras para sua formação. Ao longo desse período, que durou cerca de 10 anos, começou a estudar através da literatura internacional, tendo acesso aos conceitos da radiologia moderna e até sobre proteção radiológica. Inclusive, seu artigo sobre proteção radiológica em Junho de 1968 rendeu pedidos de cópia em diversas Universidades do Brasil.

Logo começou a conceber a ideia da criação de um serviço que unificasse todo aprendizado assimilado com todos os conceitos e exames que já ocupavam cenário em países desenvolvidos. Com o auxílio do Dr Plínio Resende que, em parceria, concedeu uma sala comercial, em 1968 nasceu a Radiologia Odontológica Dr. Murillo Torres (ROMT), inicialmente, instalada na Rua Miguel Couto, no Centro da Cidade do Rio de Janeiro. 

Ainda havia poucos serviços de radiologia odontológica no Rio de Janeiro, sendo que o exame periapical era o serviço padrão, geralmente enviado em cartelas com dois filmes cada. Nesse contexto, a Radiologia Odontológica Dr Murillo Torres começou com tudo o que a Radiologia Internacional da época preconizava. Um dos primeiros aparelhos de radiografia panorâmica foi adquirido no Rio de Janeiro. Também, um dos primeiros cefalostatos para tomada de telerradiografias. Além disso, houve a inserção da tomada radiográfica interproximal, bem como sua integração ao exame de radiografia periapical completo. Este último passou a ser montado em cartela única, o que facilitava a visualização do exame como um todo. O serviço também já possuía exames para a articulação temporomandibular, como a radiografia transcraniana e transorbitária. Em resumo, a Radiologia Odontológica Dr Murillo Torres começou com todo arsenal das técnicas convencionais.

Quem Somos

Juntamente com todos os exames modernos para a época, a interpretação radiográfica, feita pelo Dr Murillo Torres, fez do serviço um sucesso quase imediato. O contexto da época ainda era de certa “inocência” no que diz respeito às possibilidades diagnósticas com o auxílio da Radiologia Odontológica. Não era incomum confundirem-se estruturas anatômicas com lesões. Nesse cenário, alguns laudos iniciais da ROMT já começaram a causar impacto. Houve relatos de colegas surpresos com a possibilidade de observar lesões simples, como os envolvimentos periodontais, compreendendo a área da bifurcação dentária, assim como imagens associadas a patologias mais complexas e até alterações relacionadas a quadros sindrômicos. O serviço tornou-se um marco na história da Radiologia Odontologia do Rio de Janeiro.

A fama se espalhou e logo muitos colegas começaram a encaminhar pacientes. Mas o que era oferecido no serviço, ainda não havia alcançado o meio acadêmico local. Foi então, que o Dr Murillo Torres foi convidado pelo professor Renato Sampaio Kobler (Patologista Oral) a organizar a primeira cadeira de Radiologia Odontológica no Rio de Janeiro, na Universidade Nacional (atual UFRJ).

Dessa forma, o Dr Murillo pôde colaborar para difundir os conceitos modernos da Radiologia Odontológica no Rio de Janeiro, ajudando na formação de diversos colegas, alguns vindo a se tornar Radiologistas. Contudo, a demanda de pacientes da ROMT fez com que ele deixasse a Universidade, dedicando-se exclusivamente à sua Radiologia.

Porém, o Dr Murillo não abandonou o meio acadêmico, sendo um dos primeiros professores de Radiologia Odontológica do Brasil a palestrar sobre as tendências do diagnóstico por imagem na radiologia odontológica, envolvendo exames como a ressonância magnética, ultrassonografia e medicina nuclear. Ministrou sobre o assunto em cursos e congressos, revelando este leque de opções de exames por imagem que começava a se abrir para odontologia.

Aos poucos uma equipe foi montada e ainda na década de 70, a ROMT passou a contar com o apoio da 2ª geração da família. O Técnico Ildério Pinheiro de Mendonça, enteado do Dr. Murillo, passou a coordenar a parte técnica. Sua habilidade e capacidade permitiu ao Dr. Murillo dedicar-se, quase exclusivamente, à interpretação dos exames radiográficos, certo de que a qualidade das imagens radiográficas estaria garantida.

Nessa mesma época, o Professor Renato Kobler passou a assessorar a Radiologia Murillo Torres na área de Patologia Oral. Renomado professor, foi através da influência do Dr. Renato Kobler que o Dr. Murillo teve acesso a diversos colegas do meio acadêmico. Uma troca de peso, onde compartilharam conhecimento técnico de grande valor para a trajetória profissional de ambos. Em 1980, atendendo aos pedidos de diversos colegas, inclusive do próprio Dr. Renato Kobler, a Radiologia Dr. Murillo Torres mudou-se para seu endereço atual em Ipanema, na Rua Visconde de Pirajá 303 sala 510, encerrando em seguida suas atividades no Centro da Cidade.

Em 1995 a ROMT adquiriu o primeiro tomógrafo pluridirecional no Rio de Janeiro, comandado por computador, dedicado para odontologia. Nessa época, foi integrada à equipe, a terceira geração da família. O Dr. Rafael Mendonça, neto do Dr. Murillo Torres, passou a ser o responsável pelo processamento dos exames de tomografia pluridirecional, sendo um importante apoio na transição para a era digital da Radiologia Murillo Torres. Contudo, não era fácil obter as imagens tomográficas nessa tecnologia, especialmente no que diz respeito à localização exata dos cortes. De fato, em alguns lugares do mundo, como em Nova Iorque, algumas unidades acabaram ficando paradas, pois os operadores desistiram de trabalhar com o equipamento. Mais uma vez o coordenador da área técnica, Ildério Mendonça foi imprescindível, adaptando e dominando a tecnologia para conseguir obter imagens de qualidade. Logo a ROMT tornou-se uma referência, inclusive sendo usada pelo fabricante como um exemplo de sucesso no uso do equipamento. Foi um bom exercício que provou a capacidade das três gerações da família, trabalhando pela primeira vez juntas.

Aos poucos a responsabilidade pela direção da Radiologia Murillo Torres foi sendo passada para o Dr. Rafael Mendonça. Em 2005 com o aval do Dr. Murillo, o Dr. Rafael Mendonça passou a coordenar o processo de modernização da ROMT, que começou com a compra do Primeiro Tomógrafo Computadorizado Cone Beam do Rio de Janeiro. Uma tecnologia que marcou a odontologia mundial. Contudo, ainda muitos colegas não estavam familiarizados com a tecnologia. O Dr Murillo e o Dr Rafael, a pedido de diversas universidades, instituições e cursos, fizeram palestras, ajudando a esclarecer o tema sobre a nova tecnologia e seu uso nas diversas especialidades.

Entre 2007 e 2009 a Radiologia Murillo Torres torna-se a primeira Radiologia Odontológica totalmente digital do Rio de Janeiro, contando, inclusive, com um site na internet para entrega virtual dos exames.

Mais de

Pacientes Satisfeitos

Mais de

Exames Realizados

Mais de

Dentistas & Médicos Cadastrados

Infelizmente, em fevereiro de 2009 o Dr. Murillo nos deixou. Um grande mestre, referência para todos nós da ROMT e para muitos colegas da odontologia. Seu legado técnico e ético norteia nosso serviço até o dia de hoje. Uma tradição em família, criada pelo Dr. Murillo Torres com muito esforço, suor e muitas horas de estudo. Além da óbvia vocação, só com a prática e muito estudo é que se desenvolvem os grandes profissionais. Resta-nos agradecer – Muito Obrigado Prof. Dr. Murillo Torres!

A Radiologia Murillo Torres continuou sua trajetória de inovação, investimentos em tecnologias de ponta e em um corpo técnico de qualidade. Hoje, a equipe é composta por mais de dezessete pessoas: desde dentistas, totalizando seis profissionais, cinco técnicos de raios-x, três pessoas na área de atendimento e recepção, uma administradora dedicada, dentre outros colaboradores, sem os quais não seria possível chegar até aqui. Mais de 400 mil pacientes atendidos!

O tempo passou, mas os princípios permanecem os mesmos. Sempre tivemos mentalidade pioneira, foco e seriedade. Desta forma, a Radiologia Odontológica Dr. Murillo Torres, tornou-se referência na área.

Num mundo “secularizado”, gostaríamos de agradecer a Deus em primeiro lugar. Também aos colegas que ao longo desses anos têm confiado seus pacientes aos nossos cuidados: Muito obrigado a todos! Não chegaríamos até aqui sem a confiança dos senhores!

Assim como o famoso compositor, Johann Sebastian Bach encerrava suas partituras com a seguinte frase em Latim – “Soli Deo gloria” (Glória somente a Deus), nós, admirados, felizes e agradecidos, dizemos – Toda Honra ao Deus de toda Glória!

BAIXE NOSSO Aplicativo

FIQUE POR DENTRO

Cadastre-se no formulário abaixo para receber nossa newsletter:

O Que Falam Sobre Nós

Rolar para cima