Documentação para Tratamento Ortodôntico: Quais Exames Solicitar?

Documentação para Tratamento Ortodôntico: Quais Exames Solicitar?

  • Documentação Ortodôntica| Modelo 3D

A documentação para tratamento ortodôntico é um conjunto de exames e procedimentos responsáveis por uma profunda análise da arcada dentária e formação óssea do paciente. Através dela, seu ortodontista tem condições para avaliar qual o tratamento ideal para você, e a partir daí, iniciar o procedimento ortodôntico.

Dentre os exames que envolvem a documentação para o tratamento ortodôntico, estão as fotografias intra e extra-bucais, radiografias, modelo em gesso da sua arcada dentária, análises cefalométricas, modelos computadorizados, entre outros.

Veja agora os principais exames solicitados para compor a documentação ortodôntica.

Modelo em Gesso

O modelo ou molde em gesso imita fielmente a arcada dentária do paciente. Por meio deste procedimento o qual é solicitado para a documentação ortodôntica, é possível verificar os mínimos detalhes da dentição, os quais podem passar despercebidos na análise feita diretamente da boca do paciente.

Deste modo, consegue-se analisar o posicionamento dos dentes, tamanho e inclinação dos mesmos, formato da arcada, se tem mordida aberta, mordica cruzada, se há espaço sobrando ou faltando para acomodar os dentes, entre outras características da boca do paciente.

Teleradiografia em norma lateral

Clínica Radiológica em Ipanema

A Teleradiografia em norma lateral é um dos exames que compõem a documentação para tratamento ortodôntico. Nesse exame é possível observar o desenvolvimento da face lateral do paciente.

A teleradiografia em norma lateral é indicada principalmente aos mais jovens e às pessoas cirúrgicas, onde estas representam aquelas que vão realizar uma intervenção cirúrgica.

Radiografia Periapical

A periapical é a radiografia dos incisivos, isto é, os dentes frontais que geralmente inicializam o processo de mastigação, sendo 4 superiores e 4 inferiores. Através da radiografia periapical, também presente na documentação ortodôntica, o ortodontista detecta se há algum comprometimento nas raízes desses dentes.

Este exame também pode ser solicitado ao longo do tratamento ortodôntico, pois os incisivos podem sofrer reabsorções radiculares, que implica na perda da estrutura dos dentes.

Radiografia Panorâmica

No exame de radiografia panorâmica é possível diagnosticar a presença ou ausência de dos dentes, os dentes fora de posição e aqueles que ainda não se desenvolveram. Ainda podem ser detectados alguns problemas de saúde mais graves, como patologias, tumores ou lesões.

Análise Cefalométrica

A análise cefalométrica, método da documentação para tratamento ortodôntico, examina a posição relativa dos dentes, dos ossos da face e do crânio, tanto linearmente quanto angularmente. Este procedimento pode ser realizado no diagnóstico, na análise do tratamento ortodôntico em desenvolvimento e ainda em seu prognóstico.

Tem como importância o planejamento para a correção da maloclusão, que se refere ao alinhamento incorreto dos dentes superiores com relação aos inferiores.

Fotografias Extrabucais e Intrabucais

As fotografias externas e internas à boca, são normalmente solicitadas na documentação ortodôntica, pois permitem estudar os pacientes através de equipamentos fotográficos profissionais, com lentes específicas e poderosas para captar detalhes da arcada dentária.

As fotografias extrabucais, capturam imagens do paciente de frente, de perfil e sorrindo.

Já as fotografias intrabucais, são capazes de focalizar a face oclusal dos dentes, ou seja, a superfície dos pré-molares e molares; o palato, referente ao céu da boca; e a mandíbula.

Dessa forma, nas fotografias intrabucais da documentação ortodôntica é verificado as lesões cariosas, a condição da gengiva, a presença de próteses e de restaurações, entre outros fatores. Já nas fotografias extrabucais, é realizada a análise facial, com objetivo de visualizar o efeito externo do paciente com a evolução do tratamento ortodôntico.

 

Conclusão

O tratamento ortodôntico para que seja preciso e adequado, de acordo com o perfil do paciente, depende de uma documentação ortodôntica bem realizada. Por isso, todos os exames e procedimentos solicitados pelo seu ortodontista devem ser feitos em um local que tenha um padrão de qualidade muito bom.
Assim, a documentação ortodôntica tem como importância o diagnóstico correto da sua arcada dentária e da situação óssea, além do planejamento preciso para executar a correção dos dentes, evitando problemas durante a realização do tratamento ortodôntico.

Leave a Comment

Name*

Email* (never published)

Website