Qual a Importância Da Documentação Ortodôntica Bem Realizada?

Qual a Importância Da Documentação Ortodôntica Bem Realizada?

  • Documentação Ortodôntica| Modelo 3D de gesso

O tratamento eficaz para a correção de seus dentes depende de uma documentação ortodôntica completa. Desconfie e questione seu ortodontista se ele não a solicitar antes de iniciar o tratamento, pois é fundamental para uma avaliação pontual do paciente.

A documentação ortodôntica é o conjunto de exames e procedimentos necessários para o profissional diagnosticar e definir o tratamento adequado em seus dentes. A documentação ortodôntica também será utilizada no desenrolar do tratamento ortodôntico, auxiliando o profissional.

Entenda agora porque a documentação ortodôntica é tão importante para a realização do seu tratamento ortodôntico.

Vasta Gama de Exames

Documentação Ortodontica | Modelo 3D

Entre os procedimentos iniciais para verificar a arcada dentária e a condição óssea na boca, estão as radiografias externas e internas a boca.; a radiografia panorâmica, que oferece uma visão ampla dos maxilares; telerradiografia, que é uma radiografia onde a imagem gerada tem tamanho real.

Há ainda a radiografia periapical, na qual são analisados os dentes de forma mais detalhada, a análise cefalométrica, que examina as medidas ósseas do paciente e os modelos em gesso, os quais copiam fielmente a arcada dentária.

Definição do Tratamento

Depois de seu ortodontista ter estudado todos esses resultados da documentação ortodôntica, ele terá condições de determinar o tratamento preciso para você.

Ele também conseguirá verificar possíveis cáries, fratura nos dentes, infecções, perdas ósseas e problemas intraósseos, os quais este último item é impossível de ser percebido previamente.

Outros problemas que também são melhor visualizados via documentação ortodôntica:

  • Maloclusão

A maloclusão ocorre quando os dentes da arcada superior não se encaixam perfeitamente com os dentes da arcada inferior. Isso gera desgaste nos dentes, nos ossos, músculos, articulações, ligamentos e na gengiva.

Através de uma simples avaliação clínica do ortodontista, fica difícil de entender a causa da maloclusão. Ela pode acontecer simplesmente devido ao posicionamento equivocado dos dentes ou pelo incorreto crescimento e desenvolvimento dos maxilares. Pode ser originada ainda por ambos os motivos.

Por isso, é através da documentação ortodôntica que seu ortodontista entenderá o que está provocando a maloclusão.

  • Apinhamento dentário

O apinhamento dentário é muito comum na ortodontia. Ocorre quando não há espaço para todos os dentes na arcada dentária, o que faz com que um dente fique sobre o outro.

Como são variados fatores que resultam nesta adversidade, a documentação ortodôntica é essencial para visualizar suas causas.

É indispensável realizar todos os exames da documentação ortodôntica para o correto tratamento do apinhamento dentário, pois este resulta em variadas complicações.

Além de prejudicar na estética, também facilita o acúmulo de placa bacteriana, tártaro, gengivite e periodontite, pois a limpeza dos dentes fica desfavorecida, podendo atrapalhar até na fala do paciente.

  • Diastema

Outro possível tratamento, cujo é detectado através da documentação ortodôntica, é relacionado ao diastema. Refere-se às falhas ou espaços entre os dentes.

 

Conclusão

Como foi visto, o diagnóstico preciso depende de uma documentação ortodôntica bem realizada e abrangente, incluindo exames e procedimentos como modelos em gesso, radiografias de modo geral, análises cefalométricas e fotografias intrabucais e extrabucais.

Com isso, seu tratamento odontológico será efetivo. O ortodontista tem em seu domínio todo um mapa para o melhor diagnóstico, e dessa forma, realizar o planejamento correto para solucionar seu problema bucal.

Leave a Comment

Name*

Email* (never published)

Website